quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Refletindo a política

A Temática política e ètica, é o eixo de estudos do 2º semestre, nos 3º anos, na disciplina de Filosofia, na Escola Estadual de Ensino Básico Augusto Ruschi.
Nosso objetivo é impulsionar discussões e reflexões sobre ética e política na comunidade, pois adota como objeto central situações reais da vida, considerando os conhecimentos cotidianos. A intenção é criar situações provocativas ou problematizadoras para a apropriação dos conceitos implícitos nesta iniciativa.
A preocupação inicial, é compreender o que os alunos sabem de política. Então proponho aos alunos que escrevam ou comentem o que entedem por POLÍTICA. Lanço o desafio para os alunos irem além dos questionamentos proposto pelo o professor, mas que os alunos formulem seus próprios questionamentos, tendo idéias, problematizando sua realidade e consequentemente tornando-a mais significativa. Queridos Alunos, sejam bem vindos, sintam-se a vontade para expor suas idéias.

14 comentários:

Unknown disse...

acreditamos que politica é discutida mundialmente e interpretada de varias maneiras.Cada uma com suas devidas opinioes.mas o principal de tudo isso é ter senso critico,e votar consciente e comprir seu papel na sociedade.E o senso critico esta relacionado com o voto aonde estaremos decidindo o futuro da sociedade a onde vivemos.Cendo assim votamos consciente para o futuro melhorar.
Nome:Shaiane,Maritieli,Marcia,wylly
Turma:303

Unknown disse...

me cinto sem esperança por que não temos uma certeza que estamos escolhendo um bom politico,porque enfelizmente no mundo capitalista o carater e deixado em segundo projeto.ass; nicanor t;303

Unknown disse...

Politica é um assunto muito amplo para ser definido em poucas palavras. É uma forma de governar.A democracia é um exemplo disto no qual podemos conviver diariamente mesmo em meio a corrupção devemos escolher melhor nossos representantes. João Batista, Franciele, Claudine, Bruno TURMA:303.

Unknown disse...

POLITICA É UMA FORMA DE GOVERNAR, ONDE PODEMOS EXPRESSAR NOSSAS IDÉIAS ATRAVÉZ DE NOSSOS COMENTÁRIOS E NOSSA FORMA DE VIDA. UÉSLEN T: 303

Unknown disse...

A política hoje séria o poder nas mãos de homens que são escolhidos por um povo.
Nos dias atuais a política está cada vez mais dissimulada ou seja "gente querendo cada vez mais dinheiro e não fazendo os seus deveres e promessas".
E meia dúzia de políticos que mandam no país e acabam fazendo coisas como "mensalão" e os que ainda são honestos não podem fazer nada pois são minoria.


Ednei Cruz - Lutiana Silva
Turma:303

mirianpautz disse...

Este é um tema bastante difícil e profundo para ser tratado com rapidez. Vivemos hoje em um momento em que a política é questionada, pois, ela é sistematicamente confundida com as ações dos políticos profissionais, principalmente, pelos maus políticos.

turma:303 nome:Willian e Mirian

Unknown disse...

O voto é um direito de todos os seres humanos que vivem em regime democrático, esse consiste em escolher individualmente o candidato que assumirá a representação de toda a sociedade.

Para determinar o candidato a ser votado, as pessoas precisam avaliar seus planos e projetos para melhorias na região. A conscientização da população para o voto justo e incorruptível é uma boa maneira de diminuir a quantidade de pessoas subornadas e compradas ilegalmente, além de policiamento nos locais de votação.

Apesar do voto no Brasil ser obrigatório para todas as pessoas alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos, esse estará contribuindo para eleger uma pessoa de forma legal, já que a lei prevê que uma pessoa somente poderá assumir cargos governamentais se elegidos com maior número de votação. É importante que o voto seja realizado a partir da satisfação do eleitor no candidato e nas possibilidades de melhoria e não que o voto seja apenas uma troca de favores, quando o eleitor vota e ganha com isso dinheiro, cesta básica, brinquedos, asfalto e outras coisas.

A compra de votos é ilegal, bem como a boca de urna, onde um representante de determinado candidato tenta convencer as pessoas a elegê-lo. Vale lembrar que uma pessoa capaz de utilizar de suborno e compra de votos não será um bom representante da nação ou região, pois a corrupção se mostra antes mesmo da posse do cargo público, já que busca se promover através de métodos ilegais.

No período de votação é necessário assistir o planejamento feito por cada candidato e ainda atentar para os debates feitos em emissoras de TV, No ultimo debate é que decidimos á eleição.
João Batista, Claudine, Franciele, Bruno. TURMA:303

Milla Cristie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Milla Cristie disse...

Não é fácil discutir a questão da política nos dias de hoje.Estamos carregados de desconfianças em relação aos políticos do poder. Porém, o homem é um ser político. Todas as nossa ações são políticas e motivadas por decisões ideológicas. Tudo que fazemos na vida tem conseqüências e somos responsáveis por nossa ações. A omissão, em qualquer aspecto da vida, significa deixar que os outros escolham por nós.
Discutir política é muito difícil, pois cada um tem seu ponto de vista e opinião, no qual deve ser respeitado. Todos nós temos o direito de voto, direito de expressar o que pensamos.
Não devemos nos deixar levar por políticos que prometem, só prometem e nunca fazem. Também devemos estar 'ligados' aos políticos corruptos, mas como saber qual não é corrupto? Eis a questão. Hoje em dia a fama dos políticos nõa é muito boa, pois a maioria são corruptos. Mas são pessoas como nós, a única diferença é que eles não sabem controlar o que têm, vendo o dinheiro em que ele tem poder, ele acaba se corrompendo e isso leva-os à corrupção.
Devemos saber quem estamos elegendo e ficar atentos em quem iremos votar, pois o político é o espelho de sua cidade!

Milla, João Natael - 302

Joceide disse...

Politicamente vemos que muitos jovens possuem uma consciência crítica, pois sabem argumentar, questionar e além do mais possuem opinião própria, sabendo escolher certo.
Mas tem um porém, a mídia influencia bastante, não só os jovens como também os adultos, contribuindo para que tenham uma idéia ruim sobre o que é realmente política.
O jovem tem capacidade de mudar a partir das boas escolhas que fizer. E essas boas escolhas são feitas com a ajuda de pessoas bem intencionadas, que ajudam ver a política como uma forma de mudança.
Enquanto houver humanos haverá história, e com ela a ESPERANÇA de um mundo melhor, para tudo a um momento propicio de esperar, semear e de preparar a terra para assim colhermos os bons frutos.
Os futuros políticos serão jovens que virão das periferias das grandes cidades; humildes, simples, que trazem consigo um grande sonho: VENCER NA VIDA COM MUITA LUTA E A CIMA DE TUDO COM MUITA DIGNIDADE.
Seja você também um político consciente, pensando em você e nas futuras gerações porque tudo aquilo que você fizer hoje repercutira amanhã.
Nomes: Aline, Joceide e Josieli
Turma:302

Micheli disse...

Olhando para a politica nos dias atuais muitas pessoas diriam que a politica de nosso pais não tem mais concerto. Penso diferente pois a juventude dos dias atuais quer uma politica diferente e inovadora, com menos corrupção. Todos podem dizer que o jovem não quer nem saber de politica, pelo contrário o jovem pensa e quer exercer sua politica seja da forma que for, mas pequenas coisas, dentro de casa, na escola e até no seu grupo de amigos o jovem pensa e exerce politica.
Micheli
T: 301

karol disse...

Estamos aqui para falar um pouco sobre ética, coisa pouco conhecida por muitas pessoas...
Muitas pessoas falam sobre isso,mas são poucas que realmente têm o verdadeiro conhecimento sobre essa palavra tão pequena e ao mesmo tempo tão importante. Nesse ano tivemos a oportunidade de aprendermos sobre isso com uma "baita" professora.
A ética,ao contrário do que muitos pensam,não é apenas ser uma pessoa boa, que respeita os outros e é verdadeira. A ética vai muito além disso. Vai muito além de você agir apenas pelos seus princípios,mas também de acordo com o que nos diz as "regras" que nos são impostas pela sociedade e por diversos grupos que frequentamos,temos que ser éticos em todas as situações. E não como esses politicos corruptos que não devem ter aprendido o verdadeiro sentido da ética.
karol e thalisson-301

mari clara disse...

A politica e uma necessidade ,e esta cotidianamente ligada em nossas vidas:na luta das mulheres contra a sociedade machista,na luta dos portadores de necessidades especiais,na luta dos negros discriminados(...).
As nossas atitudes e omissões fazem parte da nossa ação politica perante a vida.Somos responsaveis politicamente pela luta,pela justiça social e uma sociedade verdadeiramente democratica a todos.Estamos desiludidos com a nossa politica atual,mas ainda existe um pouco de esperança de cada cidadão brasileiro...FERNANDA T:301.BeJoS

Unknown disse...

Parabéns soora por ter abordado esse tema,política,que na maioria das vezes esquecemos o tamanho da importância que ele tem..Os comentários dos alunos me ajudaram muito a confeccionar a parte da política no jornal!Espero que possa ajudar a mts outras pessoas tbm!Beeijão! DeebiiH