quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Refletindo a política

A Temática política e ètica, é o eixo de estudos do 2º semestre, nos 3º anos, na disciplina de Filosofia, na Escola Estadual de Ensino Básico Augusto Ruschi.
Nosso objetivo é impulsionar discussões e reflexões sobre ética e política na comunidade, pois adota como objeto central situações reais da vida, considerando os conhecimentos cotidianos. A intenção é criar situações provocativas ou problematizadoras para a apropriação dos conceitos implícitos nesta iniciativa.
A preocupação inicial, é compreender o que os alunos sabem de política. Então proponho aos alunos que escrevam ou comentem o que entedem por POLÍTICA. Lanço o desafio para os alunos irem além dos questionamentos proposto pelo o professor, mas que os alunos formulem seus próprios questionamentos, tendo idéias, problematizando sua realidade e consequentemente tornando-a mais significativa. Queridos Alunos, sejam bem vindos, sintam-se a vontade para expor suas idéias.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O analfabeto político

O pior analfabeto
é o analfabeto político
Ele não ouve, não fala, não participa
dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro
que se orgulha e estufa o peito
dizendo que odeia política.
Não sabe o imbecil
que da sua ignorância política
nascem a prostituta, o menor abandonado,
o assaltante e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista, pilantra, corrupto
e lacaio das empresas nacionais e multinacionais

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Projeto "Coração Solidário, Criança Feliz"

Projeto " Coração Solidário, Criança Feliz". Existe desde 2007 e é composto por alunos do 2º ano da Escola Augusto Ruschi. Seus integrantes/participantes são a Simone, Gytanes, Camila, Josiane Quevedo, Rochester e eu Profª Nara. E contamos ainda com a ajuda da Thomásia, o Vicente e a Marli, pessoas que fazem parte da liderança comunitária. A nossa intenção é ajudar na medida do possível, as pessoas da comunidade. Este ano promovemos a campanha do agasalho na Escola e distribuímos roupas, alimentos, brinquedos e calçados para pessoas carentes da comunida de Santa Marta. é um trabalho bacana, mas seria melhor se ninguém, nesta sociedade, necessitasse de ajuda. Mesmo assim nos sentimos gratificados por termos condições de ajudá-los. Precisamos de publicidade, recursos e tempo disponível para trabalhar com mais agilidade e eficiência.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

EDUCAÇÃO:
Universidade Federal de Santa Maria ( UFSM ) terá 20 novos cursos nas próximas edições do vestibular e do Peies. 1010 novas vagas para 2009. A ampliação faz parte dos investimentos que o programa REUNI vai fazer.Quem pensa fazer vestibular ou Peies para 2009, pode começar a repensar a sua escolha. Isso porque além dos 66 cursos oferecidos pela Universidade, terão 20 novas opções de graduação.
Cursos que começam em 2009: - Artes Cênicas- Licenciatura em Teatro; -Ciências Agrarias- Lic.; - Curso de Formação de Professores; - Tecnologia em geoprocessamento; - Tecnologia de Gestão de Cooperativas; - Tecnologia em estética e Cosmetologia; - Tecnólogo em Hardware e Redes de Computadores; - Engenharia Acústica; - Eng. Ambiental; - Eng. da Computação; - Eng. da Produção; - Eng. de Controlo e Automoção; - Estatística-Bacharelado; - Cinema-Imagem e Som.; - Letras- Português e Literatura-Lic.; - Museologia; - Relações Internacionais; - Serviço Social; - Tecnólogo em Alimentos; - Terapia Ocupacional.
O REUNI é uma proposta do Ministério da Educação(MEC) que pretende a restruturação das Universidades Federais. Amplioando a área física das Universidades e reorganizando e atualizando a metodologia de ensino-aprendizagem. Com essa proposta, cria-se novas profissões no mercado de trabalho e também qualificação da população. Não fique fora dessa.

domingo, 2 de março de 2008

Volta às aulas!!!

Voltar à escola, para início da aulas, é voltar a um dos lugares que mais mexem conosco, porque somos à vida do lugar, onde aprendemos, construimos, tomamos decisões, nem sempre acertadas, mas as intenções são sempre de melhorar o meio que habitamos. Encontramos amigos, parceiros ou só colegas, enfim, um lugar de encontros, desencontros e... reencontros. Convivemos por tantas horas diárias que nos envolvemos diretamente na vida uns dos outros. Tudo é tão enraizado em nosso ser que é muito mais que uma profissão é um legado de responsabilidade social, é a possibilidade de criar-se e transformar-se como ser humano, reconstruir sua auto-imagem. Assim construimos traços permanetes em nossa personalidade. Um trajetória de trabalho, dedicação, frustrações, alegrias, perdas, desafios, conquistas, realizações e sobre tudo de vida. Desejo à todos uma marcante volta às aulas